Fortalecei os vossos corações (Tg5,8)

Continuando a experiência quaresmal, tempo desafiador porque o evangelho é sempre uma mensagem provocante: “O tempo já se completou e o Reino de Deus estápróximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Jesus que vence o demônio que lhe quer corromper e anuncia o evangelho de Deus, isto é, a salvação. Também realiza e dá início ao reino de Deus, exigindo da pessoa mudança de menalidade que proceda da fé.

Entretanto, para isso acontecer é preciso fortalecer o coração em Deus como fez Jesus. Ele fortalecido pelo Espírito foi capaz de vencer a tentação. Sem a força do Espírto ninguém é capaz de vencer as tentações cotidianas. Elas acontecem na sutileza da vida sem quese perceba.

Com o coração fortalecido o cristão é capacitado a abrir-se ao próximo e não ficar indiferente às suas necessidades eao seus sofrimentos; é-se impelido a irao seu encontro e ajudá-lo a ter força para não desaniamr tornado-se vencedor a a exemplo de Cristo Jesus. O papa Francisco em sua mensagem para a quaresma diz:“A Quaresma é um tempo propício para nos deixarmos servir por Cristo e, deste modo, tornarmo-nos  como  Ele.  Verifica-se  isto  quando  ouvimos  a Palavra de Deus e recebemos os sacramentos,  nomeadamente a Eucaristia. Nesta, tornamo-nos naquilo que recebemos: o corpo de Cristo. Neste corpo, não encontra lugar a tal indiferença que,  com tanta frequência, parece apoderar-se dos nossos corações; porque, quem é de Cristo, pertence  a um único corpo e, n’Ele, um não olha com indiferença o outro”.

Ainda há tempo para quem não entrou ainda na dimâmica da quaresma. Deixe-se servirpor Cristo. Com a graça dele você será capaz de abrir-se a conversão,libertando-se dos ídolos que a sociedade fabrica e sem perceber acaba cultuando-os. Abandone-os e confie plenamente no Senhor e comprometa-se profundamente no caminho por ele indicado; passa pela cruz da renúncia mas alcança a libertação Páscoa.

Pe. Antonio Rebouças Santana

%d blogueiros gostam disto: